Painéis solares discretos para fachadas de edifícios
Uma empresa neerlandesa desenvolveu módulos solares que podem ser incorporados em fachadas de edifícios. Para além de gerar energia, os painéis podem imitar a fachada do prédio ou serem usados para exibir uma obra de arte ou logótipo.
A tecnologia pode ser fabricada em qualquer tamanho, formato e padrão, o que permite a adaptação em qualquer tipo de fachada.
Quando comparado com um painel solar clássico, os painéis desenvolvidos pela TNO (uma organização de investigação independente neerlandesa que se foca na ciência aplicada) produzem aproximadamente 25 por cento a menos de energia. Já quando comparando com painéis solares instalados em fachadas, este produto tem uma eficiência de cerca de 85 por cento.
“Os painéis solares da fachada com design personalizado são uma atraente alternativa aos painéis tradicionais em telhados. Este desenvolvimento fornece um impulso positivo ao mercado privado para a produção de energia renovável. Desta maneira, grandes superfícies de fachadas podem contribuir para a produção de energia e, portanto, para o alcance das metas climáticas”, lê-se na página da TNO.
Apesar da tecnologia já estar a ser implementada, a empresa ainda está a trabalhar para reduzir o peso dos módulos, substituindo o vidro usado atualmente por plástico, e ainda para aumentar o rendimento energético.
A empresa espera que, num futuro próximo, estes painéis possam “competir com os materiais mais comuns da indústria da construção” no que diz respeito ao preço de custo.
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Pinterest