GeralInformação

Casas Modulares versus Construção Tradicional

30/07/2025 Por

O sector da construção tem sofrido ao longo dos tempos diversas transformações e inovações motivadas em regra geral pelas diversas conjunturas económico-demográficas. A atual escassez de mão de obra qualificada, o elevado custo m2, a dificuldade na obtenção de crédito à habitação e a insuficiente oferta de casas a “baixo custo”, obriga uma vez mais o sector da construção a transformar-se!

Serão as casa modulares uma transformação e inovação que poderá atenuar a atual conjuntura económico-demográficas deficitária?

Falar em casas modulares ou em construção tradicional é equacionar duas abordagens distintas para a construção de habitações, cada uma com as suas próprias vantagens e desvantagens.

A opção entre elas dependerá das prioridades e necessidades específicas de cada pessoa atendendo a múltiplas circunstâncias e factores mais genéricos que vou tentar resumir neste artigo.

Casas Modulares

Vantagens:

  • Construção mais rápida: Grande parte do trabalho é realizado em fábrica, reduzindo significativamente o tempo de construção no local, dependendo do fornecedor, e da casa modular já estar fabricada, poderá estar pronta entre 1 a 3 meses, enquanto uma construção tradicional pode levar mais de um ano.
  • Preço controlado: O preço da casa modular é fixo após a definição do projeto, evitando as derrapagens orçamentais comuns na construção tradicional. No entanto, há que ter em conta que o valor da aquisição da casa modular pode não incluir a preparação do terreno e alguns acabamentos, factor também variável dependendo do fornecedor escolhido.
  • Possibilidade de expansão: Dependendo também do fornecedor e do tipo de casa modular escolhido, a mesma pode ser expandida no futuro com a adição de novos módulos.
  • Qualidade controlada: A construção em fábrica permite uma maior supervisão e controlo de qualidade dos materiais e processos.
  • Durabilidade: As casas modulares podem ter uma durabilidade entre 30 a 70 anos, semelhante à expectativa humana em relação à construção tradicional, se construídas com materiais de qualidade e boa manutenção.
  • Eficiência energética e sustentabilidade: Regra geral as casas modulares são construídas com materiais recicláveis e isolamentos eficientes, tornando-as mais amigas do ambiente, sendo também possível integrar painéis solares e outras soluções para reduzir o consumo energético.

Desvantagens:

  • Maior dificuldade no acesso ao crédito à habitação: Muitos bancos ainda não concedem crédito para este tipo de construção, e as soluções de recurso ao crédito podem ter condições menos favoráveis do que para uma casa tradicional (prazos mais curtos, taxas de juro mais elevadas).
  • Pagamento adiantado: O pagamento da casa modular é geralmente feito antes da construção, exigindo confiança na empresa contratada.
  • Menor personalização: O projeto da sua casa modelar têm por base modelos pré-definidos, com menor flexibilidade para alterações estruturais significativas. Dependendo do fornecedor a personalização limita-se ao design e acabamentos.
  • Custos adicionais: O preço da casa modular não inclui o terreno, licenciamento, escrituras, preparação do terreno, e dependendo do fornecedor poderá não incluir também os custos de montagem. Podendo o custo total não ser muito inferior ao de uma casa tradicional, dependendo da qualidade dos materiais.
  • Logística e transporte: O transporte dos módulos pode ser dispendioso, especialmente se o fornecedor for distante e se no custo final não estiver incluída a logística e o transporte.

Construção Tradicional:

Vantagens:

  • Total personalização e maior leque de escolha: Permite um alto grau de personalização em termos de design, materiais e acabamentos.
  • Crédito habitação facilitado: O financiamento bancário é mais comum e geralmente com condições mais favoráveis.
  • Valorização: Imóveis construídos de forma tradicional tendem a ter uma valorização mais estável no mercado.
  • Durabilidade comprovada: As construções em alvenaria e betão são extremamente resistentes e podem durar séculos.

Desvantagens:

  • Tempo de construção mais longo: O processo de construção é mais demorado, podendo levar mais de um ano.
  • Custo mais elevado, e menor controlo orçamentário: Os custos podem variar significativamente devido a imprevistos, potenciais alterações ao projeto e flutuações no preço dos materiais e mão de obra, tornando-se difícil manter o orçamento inicial.
  • Maior impacto ambiental: A construção tradicional geralmente consome mais recursos naturais, gera mais resíduos e desperdício de materiais durante a construção.
  • Menor eficiência energética: As construções tradicionais podem ser menos eficientes energeticamente, resultando em maiores custos de aquecimento e arrefecimento a longo prazo.

Em resumo:

  • Se prioriza a rapidez na construção, um orçamento mais controlado, a eficiência energética e aceita uma menor personalização do projeto, a escolha mais acertada serão as casas modulares.
  • Se valoriza a total personalização, tem tempo para a construção, prefere um processo de financiamento mais facilitado e procura uma valorização imobiliária mais consistente, a escolha mais acertada será a construção tradicional.

Qual a melhor ESCOLHA?

Dependerá sempre das suas prioridades, orçamento e necessidades específicas. É fundamental pesquisar e comparar diferentes soluções, fornecedores e construtores em ambas as opções para tomar a decisão que mais lhe seja adequada.

Espero que esta abordagem seja benéfica para si que está a pensar adquirir uma nova casa.

O Director de OportaldaConstrução:
Paulo Alves Batista

Para ver o artigo original, clique aqui.
Fonte da imagem usada no artigo: https://br.freepik.com/

 


Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.